"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Sementes de Nigella: ideias para utilizar na sua cozinha!

Nigella sativa, tradicionalmente conhecida como as invulgares sementes de cebola preta ou semetes de kalonji, é uma planta herbácea da família da Ranunculaceae. As suas sementes, utilizadas na culinária, apresentam um sabor aromático, acre e fumado, com um aroma que se situa entre o orégão e as sementes de mostarda. 

Estas sementes não têm habitualmente qualquer cheiro, até serem esmagadas. É aconselhável torrá-las a seco e depois, se pretender poderá moê-las com a máquina do café, ou com um moinho próprio para especiarias, porque são demasiado duras para esmagar num almofariz.

 Historicamente era utilizada pelos romanos como substituto da pimenta e na antiguidade era também utilizada para o tratamento da icterícia, sendo também indicado para ajudar a reduzir o ácido úrico.

Na cozinha Alemã, as sementes são utilizadas para condimentar pães e tortas. 

Pode também utilizar-se para molhos, legumes e leguminosas. A maioria das pessoas usa como uma pimenta em receitas de frutas, legumes, saladas e pratos com aves. 

Na cozinha Indiana a nigela é utilizada no pão naan ou no arroz pulao.

Sugestão: Espalhe na massa de pizza alguns grãos de mostarda inteiros, cebola em juliana e polvilhe com sementes de nigella antes de assar. Experimente fazer o mesmo com o pão naan!

Afinidades: Pimenta da Jamaica, feijão-fradinho, pão preto, grão-de-bico, coentro, cominho, beringela, feno-grego, gengibre, limão, queijo de cabra, açafrão, feijão branco.

Receita:

Chutney de manga com nigella

1 manga, sem pele, cortada em cubos (pouco madura ou verde)
1/4 colher de chá de sementes de nigella (kalonji)
1/2 colher de chá de erva doce
1/2 colher de chá de coentros secos
1 colher de chá de pimentão doce
1/4 colher de chá de curcuma em pó
1/2 colher de chá Garam Masala
½ colher de chá de piri-piri moído standard
1/3 chávena de açúcar
2 colheres de sopa de óleo
sal a gosto

Aqueça o óleo numa frigideira e frite um pouco as sementes de nigella e de erva doce. Junte-lhes a manga aos cubos e as restantes especiarias. Acrescente 3 colheres de sopa de água e deixe cozer cerca de 15 a 20 minutos. Pode guardar no frigorífico cerca de 2 semanas.



Sem comentários:

Enviar um comentário